24 de março de 2011

Comprados com Sangue

     "E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra". Apocalipse 5; 7-10.


     Esta passagem de Apocalipse, é a cerca da visão que o Apóstolo João teve sobre o Livro selado do Apocalipse, não quero ser insano ao ponto de dizer que tive uma revelação sobre o que estava escrito no Livro, mas tive uma visão simples sobre o assunto.


     Essa passagem diz que João ouviu uma voz (capítulo4), como a de um relâmpago, que o chamava para lhe mostrar as coisas que iriam acontecer; Nessa visão, ele vê Um Trono onde quem está assentado tem uma aparência de certa forma difícil de explicar, contudo essa aparência era simplesmente maravilhosa, maravilhosa de tal forma que os vinte e quatro anciãos, e os seres viventes o adoravam, o reverenciando, dando honras e glória ao que estava assentado sobre o Trono. Em meio a essa maravilhosa visão, ele vê na mão do que estava assentado sobre o Trono, um livro, e esse livro era escrito por dentro e por fora (Isso é comum em qualquer livro), mas havia um detalhe neste livro, ele era selado, ou seja, lacrado. Ao ver este livro, ele também vê um anjo, que ele descreve como um anjo forte, e esse anjo faz um clamor dizendo: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
Os céus e a terra, e até de baixo da terra se calaram, pois não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro e desatar os seus selos. João então passa a chorar compulsivamente,pois não havia ninguém. Até que um dos anciãos, virou-se para João e disse: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. Uma alegria enche o coração de João, pois agora ele vê entre os anciãos e seres viventes, um que é semelhante a um Cordeiro que foi Morto, e Esse pega o livro da mão do que está assentado sobre o Trono, e imediatamente os anciãos e os seres viventes se prostram diante daquele que é semelhante a um cordeiro, e entoam um cântico dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.


Agora note um detalhe importante no versículo 9: Porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação. O texto diz que o cordeiro morreu e com o seu sangue, comprou homens, de toda tribo, língua, povo e nação. Antes de dar continuidade, quero que você raciocine comigo; Imagine que você queira comprar uma casa, você vê o valor que ela custa e então ajunta o dinheiro para poder comprá-la, após ir ao cartório, resolver todos os tramites e fazer o pagamento a casa passa a ser sua, pois você pagou o valor devido. Continuando a analise do texto, vemos que o texto diz que Jesus (Cordeiro), comprou homens de toda tribo, língua, povo e nação. Pela lógica simples, como vimos no exemplo da compra de uma casa, se Ele comprou logo Ele é dono, e se Ele é dono, Ele faz o que quer é bem entende com o que é Dele.


     Note que o texto diz que: Ele comprou Homens de toda tribo, língua, povo e nação, e não Todos os homens, da tribo, língua, povo e nação. Isso significa que o cordeiro não comprou todos os homens (humanidade), mas sim, homens de todos os lugares, esses são propriedade sua, pois comprou com o seu sangue, assim como, quando eu compro algo esse algo passa a ser meu. Logo, aqueles que foram comprados por Cristo, são de Cristo e isso é tão certo, como o sol, é o sol, e a lua, é a lua, não há variação, o sol não se torna lua, nem a lua se torna sol, todos os que foram comprados, foram comprados e não podem se perder, e os que não foram comprados, não foram comprados, e não há como ser incluído no número dos comprados.


Leonardo Ribeiro