15 de agosto de 2012

O Cristão e o Mérito



Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8-9


   Todo aquele que é alcançado pela Graça de Deus, e recebe a fé para crer que somente em Cristo podemos ser salvos, recebendo de Deus o poder de se arrepender, sendo convencido pelo Espírito Santo, vivendo de um modo digno, perseverando constantemente na doutrina e na comunhão, é chamado de Verdadeiro Cristão. É bem certo que há muitos "cristãos" por aí, que vive uma vida aquém da que a Bíblia ensina, mas há também os verdadeiros cristãos.

   Ser um verdadeiro Cristão, é ser agraciado, mas em contrapartida não somos enganados quanto as adversidades, pois Cristo disse : "no mundo tereis aflições" (João 16;33). Quando Cristo enviou os discípulos às cidades afirmou que seriam odiados de todos por causa do nome Dele (Mt 10;22), e que o entrar no Reino dos céus é por esforço (Mt 11;12). O conforto do cristão é saber que a salvação é uma graça, ou seja, um favor de Deus, onde não há méritos no homem (Efésios 2;8-9), é saber que é Ele quem nos escolhe e não nós a Ele (João 15;16), é saber que Aquele que começou a boa obra é fiel para terminá-la (Filipenses 1;6), é saber que se nos achegamos a Cristo é porque o Pai nos levou até Ele (João 6;44). 

   A bíblia descreve o ser humano sem Cristo como : irreconciliáveis (2 Tm3;3), escravos do pecado (Jo 8;24), filhos da ira (Ef 2;3), separado da glória de Deus (Rm 3;23), etc. Nas condições que estávamos sem Cristo a unica recompensa que poderíamos ter era o inferno, e o castigo que deveríamos ter, era o de ser cravado na cruz, recebendo o justo castigo de Deus, mas por amor Deus nos salvou, e nisso não temos nenhum mérito, pois não poderíamos por nós mesmos nos salvar, o que devemos ter é eterna gratidão a Deus, que entregou Jesus para morrer em nosso lugar, o justo pelos injustos (1Pe 3;18), mas o que tenho visto são pessoas se julgando dignas de receberem alguma coisa, existem até aquelas que reclamam com Deus dizendo que não merecem passar pelas dificuldades/provações que estão passando.   Existe um fator central na salvação, "somos salvos por Deus", uma vez tendo sido salvo por Deus, nosso dever é obedecer seus estatutos (Pv 9;10). No decálogo vemos Deus dando as diretrizes para um viver santo, e Ele próprio em 1Pedro 1;16 diz: "Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16"  . O fato curioso é que Deus salva do juízo e do castigo eterno que eram merecidos, e dá uma ordem expressa para um viver santo, então muitos cristãos acham que por eles estarem obedecendo a Deus, eles devem ser recompensados por isso, mas a realidade é que nada que façamos pode recompensar a salvação por Cristo, o fato de obedecer na verdade deve ser em gratidão ao que Deus já fez, e não como uma moeda de troca, onde a obediência gere algum mérito.

   Que venhamos a cada dia sermos mais gratos a Deus por tudo o que temos, e pelo que não temos, pois Ele não tem divida nenhuma conosco, nós é quem devemos nossas vidas a Ele, então que paremos de exigir de Deus alguma coisa, venhamos lutar por uma vida melhor sempre com gratidão a Deus, seguindo o conselho de Paulo que disse: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:18 

   Nosso mérito é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna (Rm 6;23)